domingo, 10 de setembro de 2017

A CULPA DE ELÍ


I SAMUEL 3:11 E disse o SENHOR a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos.
12 Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa, começarei e acabarei.
13 Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu.
14 portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a sua iniquidade, nem com sacrifício, nem com oferta de alimentos.

O Sacerdote Elí era descendente da tribo de Levi. Deus havia escolhido ainda no Egito para serem sacerdotes do Senhor para sempre (I Sam. 2:27-28). Ao contrário do que Deus planejou, muitos dos sacerdotes se corromperam e esta prática de corrupção tornou-se tão comum quanto oferecer sacrifícios aos deuses egípcios. Deus na Sua infinita bondade anunciava através daqueles que não se deixavam corromper.
Embora não esteja relatado seus atos de corrupção e abominações a Deus, Eli, foi conivente com os erros dos seus filhos. Como assim conivente? Você deve estar se perguntando. Ele não os repreendeu conforme relatado  em I Sam. 2:23 a 25?
A repreensão precisa ser acompanhada de autoridade, Eli talvez não tivesse autoridade suficiente para repreender, pois ensinamos mais com o exemplo do que com o proibir ou repreender. Os filhos de Levi se tornaram os piores jovens da época, a ponto de fazer da tenda do senhor um verdadeiro prostibulo (I Sam. 2:22). Lembre-se que Eli fez um julgamento precipitado quando viu Ana orando no templo. Que Sacerdote consagrado faz julgamento precipitado e  não procura antes conhecer os problemas de suas ovelhas?
A verdade é que os filhos de Levi não tinham nenhum respeito pelo templo, além de não serem vistos com bons olhos pela congregação. Eli sabia de todos os atos errados de seus filhos, mas por medo ou conivência, não os repreendeu. Isso é sério! Deus colocou sobre nós uma grande responsabilidade ao nos dar filhos. Precisamos observar cuidadosamente quais são as atitudes dos que estão sob nossa tutela e fazer de tudo para corrigi-los caso estejam errados. A irresponsabilidade de Elí, trouxe-lhe consequências eternas,  para ele e para seus descendentes. Atitudes ou decisões que tomamos podem ter consequências que durarão para toda vida.
O caso de Eli foi tão grave que Deus jurou que o seu problema não seria resolvido com ofertas nem com sacrifícios
Claro! Deus não se deixa barganhar com sacrifícios de animais nem com ofertas alçadas, na verdade Deus nos quer por inteiro e está sob nossa responsabilidade a entrega nossa e de nossa família.
Ensine a criança no caminho que ela deve andar, e depois de crescida jamais se desviará dele.  Prov. 22:6. Poderíamos traduzir de forma mais adequada ao original: Faça exatamente o que você quer que seu filho faça, e você verá que ele fará igual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário